Paulo Fehlauer Marechal Cândido Rondon, Paraná, 1982
Jornalista, escritor, fotógrafo, artista visual, realizador audiovisual e pesquisador. Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de São Paulo (2020), com orientação de Paloma Vidal. Graduado em jornalismo pela USP (2009), com especialização em Formação de Escritores pelo Instituto Vera Cruz (2017).
Fui cofundador da Casa da Cultura Digital em São Paulo, um cluster de iniciativas em cultura digital que funcionou entre 2009 e 2014, e da Garapa, coletivo e produtora audiovisual que desde 2008 desenvolve um premiado trabalho de pesquisa autoral, voltado à linguagem documental em múltiplas plataformas, com trabalhos exibidos no MASP, MIS-SP, Instituto Moreira Salles e outras instituições no Brasil e exterior.
Alguns trabalhos realizados pela Garapa:
Sob Ataque (2019): reflete sobre as explosões que moldaram e moldam o território da atual Cracolândia, em São Paulo.
Sob Ataque (2019): reflete sobre as explosões que moldaram e moldam o território da atual Cracolândia, em São Paulo.
Sob Ataque (2019): reflete sobre as explosões que moldaram e moldam o território da atual Cracolândia, em São Paulo. Exposição realizada na Casa da Imagem.
Postais para Charles Lynch (2015): discute as representações do linchamento nas redes sociais. Contemplado com a Bolsa ZUM / IMS de Fotografia e exibido em exposições coletivas no IMS-SP, IMS-RJ e SESC Araraquara.
Postais para Charles Lynch (2015): discute as representações do linchamento nas redes sociais. Contemplado com a Bolsa ZUM / IMS de Fotografia e exibido em exposições coletivas no IMS-SP, IMS-RJ e SESC Araraquara.
Postais para Charles Lynch (2015): discute as representações do linchamento nas redes sociais. Contemplado com a Bolsa ZUM / IMS de Fotografia e exibido em exposições coletivas no IMS-SP, IMS-RJ e SESC Araraquara.
Seis Marias (2014): traça um paralelo entre o acervo fotográfico de uma família e o desenvolvimento hidrelétrico no Brasil. Resultado de residência artística no MIS-SP.
Dissonante, vago (2013): narrativa transmídia que percorre parte do percurso da Coluna Prestes. Exibido na Zipper Galeria.
A margem (2013): expedição pelos tempos e espaços do rio Tietê. Exibida no Centro Cultural São Paulo.
A margem (2013): expedição pelos tempos e espaços do rio Tietê. Exibição no Centro Cultural São Paulo.
A margem (2013): expedição pelos tempos e espaços do rio Tietê. Exibida no Centro Cultural São Paulo.
CALMA (2013): explora o imaginário em torno do incêndio no edifício Joelma, em 1973
Mulheres Centrais (2012): as relações entre dez mulheres e o centro de São Paulo. Exibido no Instituto Cervantes.
Mulheres Centrais (2012): as relações entre dez mulheres e o centro de São Paulo. Exibido no Instituto Cervantes.
Morar (2011): busca reconstruir pela memória os edifícios São Vito e Mercúrio, demolidos em 2011. Exibido em diversas instituições na Europa e Américas.
Como pesquisador, interessam-me as relações porosas entre texto e imagem, literatura e fotografia, memória e imaginação. Em minha dissertação de mestrado, proponho, a partir destes vetores, uma leitura crítica do romance Noite dentro da noite, de Joca Reiners Terron (2017).
Como escritor, trabalho atualmente na preparação do meu primeiro romance, Extremo Oeste, a ser publicado em breve. Também publico (sem regularidade) a newsletter O Inverno da República.
Por fim, como educador, possuo um histórico de atividades de formação e criação coletiva em fotografia, audiovisual, artes visuais e criação literária, tendo realizado cursos e oficinas em instituições de diversas cidades pelo Brasil, além de países como Uruguai, Equador e Peru.