Quem diz “eu”?

Foto: Diego Lajst

Paulo Fehlauer
Marechal Cândido Rondon, Paraná, 1982

Jornalista, escritor, fotógrafo, artista visual, realizador audiovisual e pesquisador. Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de São Paulo (2020), com orientação de Paloma Vidal. Graduado em jornalismo pela USP (2009), com especialização em Formação de Escritores pelo Instituto Vera Cruz (2017).

Entre 2005 e 2007, trabalhei como assistente de ensino em projetos educacionais do International Center of Photography e da National Geographic Photocamp, ambos em Nova York.

Fui cofundador da Casa da Cultura Digital em São Paulo, um cluster de iniciativas em cultura digital que funcionou entre 2009 e 2014, e da Garapa, coletivo e produtora audiovisual que desde 2008 desenvolve um premiado trabalho de pesquisa autoral, voltado à linguagem documental em múltiplas plataformas, com trabalhos exibidos no MASP, MIS-SP, Instituto Moreira Salles e outras instituições no Brasil e exterior.

Alguns trabalhos realizados pela Garapa:

Como pesquisador, interessam-me as relações porosas entre texto e imagem, literatura e fotografia, memória e imaginação. Em minha dissertação de mestrado, proponho, a partir destes vetores, uma leitura crítica do romance Noite dentro da noite, de Joca Reiners Terron (2017).

Como escritor, trabalho atualmente na preparação do meu primeiro romance, Extremo Oeste, a ser publicado em breve. Também publico (sem regularidade) a newsletter O Inverno da República.

Por fim, como educador, possuo um histórico de atividades de formação e criação coletiva em fotografia, audiovisual, artes visuais e criação literária, tendo realizado cursos e oficinas em instituições de diversas cidades pelo Brasil, além de países como Uruguai, Equador e Peru.